Thiers Montebello é eleito presidente da Abracom para o biênio 2024/2025

O ex-presidente do TCMRio, Thiers Montebello, foi eleito presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) para o biênio 2024/2025. A eleição, que ocorreu durante a reunião da Abracom no III CITC, em Fortaleza, foi conduzida pelo atual presidente da associação, Joaquim de Castro (TCMGO).

Ao saudar Thiers Montebello, eleito por aclamação, o presidente do CNPTC e do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, lembrou que o ex-presidente do TCMRio é o responsável pelo corpo de profissionais qualificados que hoje trabalham na Corte de Contas carioca. “Thiers brigou muito para que todos tivessem um bom salário e, também, para a realização de concursos que atraíssem bons profissionais da sociedade. É essa mão firme que ele tem, e essa liderança, que nos fazem seguir”, afirmou Guaraná, ressaltando, em seguida, a participação do presidente Joaquim de Castro e do vice-presidente executivo eleito, Nelson Pelegrino.

― Assumo mais esta responsabilidade com os tribunais de contas municipais, incentivado, incansavelmente, por Luiz Antonio Guaraná, presidente do CNPTC e do TCMRio, e pelos conselheiros do TCMRio Thiago Kwiatkowski Ribeiro e David Carlos Pereira Neto, além do conselheiro Francisco Netto, do TCMBA, colega de longa data, que passa a nomear o Colar do Mérito instituído pela Abracom ― ressaltou Thiers Montebello.

Eleito vice-presidente de Políticas Institucionais, o conselheiro Thiago Kwiatkowski, vice-presidente do TCMRio, afirmou que a volta ao Sistema do ex-presidente Thiers só engrandece o setor. “Tê-lo como presidente da Abracom, uma pessoa que transita no Sistema há muitos anos e que é um grande defensor do Sistema, fortalece ainda mais a instituição”, declarou.

A nova diretoria conta com Nelson Pelegrino, conselheiro do TCMBA, no cargo de vice-presidente-executivo; Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCMRio), na vice-presidência de Políticas Institucionais; José Carlos Araújo (TCMPA), como vice-presidente de Controle Externo; e Joaquim de Castro (TCMGO), vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais.

O conselho fiscal será composto pelos conselheiros Valcenôr Braz (TCMGO), Sérgio Leão (TCMPA) e Plínio Carneiro (TCMBA). O presidente da Abracom, Joaquim de Castro, apresentou a prestação de contas da gestão 2022/2023. Além disso, diversos temas relacionados ao aprimoramento dos Tribunais de Contas dos Municípios também foram destacados durante a reunião.

 

Reunião da Abracom em Fortaleza definiu a eleição de Thiers Montebello (à frente dos demais) para a presidência do órgão nos próximos dois anos
Skip to content