Simpósio do TCMPA representa um “marco histórico no Estado do Pará”, afirma presidente Antonio José

“Estamos construindo um marco histórico para os 144 municípios paraenses. Este auditório lotado diz muito sobre o trabalho que o Tribunal vem aprimorando ao longo dos seus 41 anos de existência”.

Foi assim que o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheiro Antonio José Guimarães, considerou o “Simpósio para o Fortalecimento da Gestão Pública 2025-2028”, que reuniu mais de duas mil pessoas, no Hangar, em Belém (PA), batendo recorde de público em eventos do Controle Externo nacional.

Foram dois dias de capacitação e orientação para gestores, servidores e representantes de todos os municípios do Estado do Pará, com a presença de autoridades, como o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), TCU (Tribunal de Contas da União), TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Governo Federal, que abrilhantaram o Simpósio com experiências e conhecimentos sobre temas que devem auxiliar prefeituras e câmaras de vereadores desde a transição dos mandatos até o fim das gestões, beneficiando toda a população. Antonio José Guimarães evidenciou que os ministros Luís Roberto Barroso (presidente do STF), Jader Barbalho Filho (das Cidades), Bruno Dantas (presidente do TCU), André Mendonça (STF), Antonio Anastasia (TCU) e Edilene Lobo (TSE) explanaram abordagens que puderam se conectar com a realidade das cidades amazônicas.

O presidente Antonio José também fez questão de reforçar o caráter de parceria entre a Corte de Contas, outros órgãos públicos e os municípios, no sentindo de melhorar as políticas públicas, orientando para não precisar punir.
“O importante é cada instituição cumprir sua parte e nós, do TCMPA, podemos explicitar que as parcerias são essenciais para fazermos essa roda girar como deve. Hoje julgamos tempestivamente as prestações de contas. Já estamos julgando contas de 2023 desde o primeiro semestre deste ano. Isso é exemplo de parceria, porque o prefeito, o presidente da câmara, o secretário ou outro gestor municipal pode corrigir qualquer falha, caso tenha. Além disso, monitoramos e avaliamos as políticas públicas das mais diversas áreas, que permite encaminhamento para mudar o rumo daquela iniciativa que não esteja indo bem. Além das orientações técnicas e cursos promovidos pela Escola de Contas do Tribunal, quando iniciou as atividades em 2015”, enfatizou o conselheiro presidente.
Neste sentindo de parceria, o TCMPA disponibilizou durante o evento o “Manual de Orientações aos Novos Gestores Municipais do Pará”, um documento que traz dez eixos fundamentais para a concretização de políticas públicas como saúde, educação, meio ambiente e transparência, além de disponibilizar videoaulas com a equipe técnica do Tribunal sobre diferentes temas.

Por fim, o presidente Antonio José Guimarães afirmou: “Jamais podemos esquecer da população, é por ela que estamos aqui. Se as gestões municipais não estiverem fortalecidas e comprometidas com o cidadão, dificilmente atenderão às múltiplas e complexas necessidades da população. Contem com a gente pro que for preciso!”

Fonte: TCMPA

Skip to content