Presidente Guaraná participa de Congresso Internacional na Universidade de Salamanca, na Espanha


O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, participou do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, realizado entre os dias 24 e 28 de março, na Universidade de Salamanca, na Espanha.

O congresso reuniu palestrantes estrangeiros e brasileiros, como o Juiz Conselheiro Dr. José F. F. Tavares, ex-presidente do Tribunal de Contas de Portugal; o magistrado Rainer Alexis Del Rosario Franco, vice-presidente do Tribunal de Cuentas de Panamá; o conselheiro Edilson de Sousa Silva, presidente da Atricon; o conselheiro Edilberto Pontes Lima, presidente do Instituto Rui Barbosa; o professor doutor Vitalino Canas, presidente do Fórum de Integração Brasil Europa; e a conselheira Milene Dias da Cunha, presidente da Audicon.

Durante o evento, Guaraná integrou um painel especial em homenagem póstuma ao conselheiro Antonio Carlos Flores de Moraes, do TCMRio. Em sua fala, ressaltou a importância de Flores para o controle externo e sua contribuição acadêmica, destacando sua ligação com a Universidade de Salamanca, onde concluiu o doutorado.

Guaraná também esteve presente na inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa (IRB) no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, iniciativa que simboliza o fortalecimento da cooperação acadêmica entre Brasil e Espanha e representa um marco para a troca de conhecimentos sobre controle público e governança.

A participação de Guaraná reforça o papel de liderança do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro no debate global sobre governança, fiscalização de recursos públicos e políticas de combate à corrupção.

Skip to content