O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou nesta segunda-feira, 07/04, a solenidade de posse de sua nova diretoria para o biênio 2025-2027. O evento, realizado no Plenário do TRF2, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), conselheiro Luiz Antonio Guaraná.
Na cerimônia, o desembargador federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho assumiu oficialmente a presidência do TRF2. Já os cargos de vice-presidência e corregedoria regional passaram a ser ocupados, respectivamente, pelos desembargadores federais Marcus Abraham e Firly Nascimento Filho.
Compuseram a mesa diretora o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o ministro Luís Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal; o desembargador federal Guilherme Calmon, presidente do TRF2 que transmitiu o cargo ao novo presidente; os ministros do STJ Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto; o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União; o desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); e Leonardo Cardoso de Freitas, procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região (PRR2).
Em seu discurso, o novo presidente, Luiz Paulo Araújo, destacou as prioridades de sua gestão: fortalecer o foco do tribunal na prestação jurisdicional e aprimorar os serviços de apoio. Ele mencionou o investimento no sistema e-Proc, com o objetivo de otimizar o processamento, além de ampliar a automação da Corte.