Em celebração ao Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) realizou, nesta sexta-feira (6/12), no plenário Ministro Waldemar Zveiter, a solenidade de outorga do Colar do Mérito Judiciário. Entre os integrantes da mesa de honra esteve Luiz Antonio Guaraná, presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), condecorado com o Colar do Mérito Judiciário em 2022.
Instituída em 1974, a honraria é a mais alta distinção concedida pela Justiça fluminense. A condecoração reconhece magistrados, autoridades, personalidades e servidores que, no exercício de suas funções, prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Poder Judiciário. Este ano, 45 personalidades foram homenageadas.
A cerimônia, presidida pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ, contou ainda com a presença de autoridades como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze Oliveira; o procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Oliveira Mattos de Souza; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Rodrigo Melo do Nascimento; e o procurador-geral do município, Daniel Bucar, entre outros.
A solenidade reforça o compromisso do TJRJ em reconhecer e valorizar contribuições que fortalecem o Poder Judiciário e promovem a justiça no Brasil.