Presidente do CNPTC comparece à posse do presidente do TCU, Vital do Rêgo

O ministro Vital do Rêgo tomou posse, nesta quarta-feira (11), como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) , Luiz Antonio Guaraná, reforçando a colaboração entre as cortes de contas do país. Também estiveram presentes Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, Luís Roberto Barroso, presidente do STF, além de outros representantes de tribunais de contas estaduais e municipais.

Vital substitui o ministro Bruno Dantas, que continua como presidente da Organização Internacional das Instituições Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) até o final de 2025, posição que ocupa desde 2022.

Durante a cerimônia, Vital destacou compromissos que nortearão sua gestão, como o fortalecimento da autonomia do órgão, a continuidade de avanços tecnológicos nos quais o TCU tem sido pioneiro e a aproximação do órgão com a sociedade. Neste sentido, compartilhou com os presentes a intenção de estimular a participação cidadã. “Quero que o cidadão seja um auditor social”, disse.

Declarou-se animado e motivado com a oportunidade de contribuir para construção de uma casa cada vez mais eficiente, justa e democrática e ressaltou a adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) para aprimorar as análises de dados e automatizar processos internos. Segundo o novo presidente, a plataforma de IA do TCU é uma inovação sem precedentes entre as cortes de contas no mundo.

Encerrando seu discurso, Vital do Rêgo reforçou seu apoio a reformas estruturais. “porque somente assim vamos diminuir a profunda desigualdade do povo brasileiro”. O ministro Vital do Rêgo ocupará o cargo de presidente do TCU para o mandato de um ano, com possibilidade de reeleição. Ele e o vice, ministro Jorge Oliveira, foram eleitos por unanimidade no último dia 4 de dezembro.

Também estavam presentes na cerimônia os ministros de Estado Rui Costa, José Múcio Monteiro, Fernando Haddad, Renan Filho, Silvio Costa Filho, Camilo Santana, Alexandre Silveira, Simone Tebet, Esther Dweck, Juscelino Filho, Valdez Góes, Jader Filho, Carlos Fávaro, Márcio Macêdo, Marcos Amaro, Paulo Pimenta; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho; o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen; o chefe do Estado-Maior, Renato Rodrigues de Aguiar Freire; os ministros do STF Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques; os senadores Veneziano Vital do Rêgo e Renan Calheiros; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Francisco Joseli Parente Camelo, a ministra-interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha; o ministro-interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto; além dos governadores Eumano de Freitas, Helder Barbalho e Cláudio Castro.

Skip to content