O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, recebeu nesta quarta-feira, 01/11, o Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a mais elevada distinção honorífica do TCE-RJ, que visa a homenagear personalidades que tenham prestado notáveis serviços ao País ou ao Estado do Rio de Janeiro, particularmente em questões relacionadas ao controle externo da Administração Pública. Tendo à frente o conselheiro-presidente Rodrigo Melo do Nascimento, a Sessão Solene de Imposição do Colar do Mérito aconteceu no Auditório Conselheiro Humberto Braga, na sede do TCE-RJ, e agraciou, também, o conselheiro-corregedor do TCMRio, Ivan Moreira.
Em seu discurso, o presidente Guaraná agradeceu ao presidente do TCE-RJ, Rodrigo Nascimento, e ao conselheiro Domingos Brazão, responsável pela indicação dele para a homenagem, destacando a amizade que os une há tantos anos. Guaraná fez questão de lembrar do antecessor dele na presidência do TCMRio, Thiers Montebello, e falou da dificuldade em substituir o agora conselheiro-aposentado. “Talvez o lugar mais difícil de estar hoje seja o de substituir o Thiers, uma figura ímpar no sistema Tribunais de Contas, uma pessoa com todos os predicados para ser o presidente do TCMRio”, salientou.
O presidente Guaraná ressaltou, também, a importância dos servidores do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro para que ele fosse escolhido para a homenagem. “Eu divido esse momento com o meu tribunal, formado por um quadro extremamente qualificado, de gente competente, que está sempre feliz quando chega ao trabalho, mesmo numa segunda-feira chuvosa. E isso nos possibilita entregar à sociedade ainda mais resultados. E foi isso, também, que me possibilitou tornar-me presidente do CNPTC. Essa comenda, que eu divido com todos os servidores, também é uma forma de incentivarmos as pessoas no trabalho, a tentar produzir mais e entregar mais para a sociedade. Esse Colar do Mérito é um reconhecimento de todo um trabalho de vida, muito obrigado”, completou Luiz Antonio Guaraná.
Na abertura da Sessão Solene, o Embaixador Carlos Henrique Cardim proferiu a palestra “Centenário da morte de Rui Barbosa – uma trajetória”. Em seguida, também foram homenageados com o Colar do Mérito o Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux; o médico José Geraldo da Costa Moreira Filho; o Deputado Estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Marcus Abraham; o Subprocurador-Geral do Ministério Público junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin; e o Procurador do Município do Rio de Janeiro Rafael Carvalho Rezende Oliveira.
O Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro foi criado pela Resolução n. 403, de 1º de junho de 2022. Ele é constituído por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais, revestida de esmalte azul. A solenidade desta quarta-feira integra a programação de celebração do aniversário de 131 anos do TCE-RJ, festejado em 3 de novembro, data em que efetivamente o tribunal iniciou suas atividades com a realização da primeira reunião do Corpo Instrutivo, em 1892, de acordo com jornais da época.