O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas homenageou, nesta terça-feira, 12/11, com a Comenda Thiers Vianna Montebello, três personalidades que conferiram expressão e relevância ao Sistema Tribunais de Contas. A cerimônia ocorreu durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), realizado este ano em Foz do Iguaçu, no Paraná, e contou com a presença de diversos representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas do Brasil.
Os agraciados com a Medalha foram o ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); o conselheiro Edilson de Sousa Silva, presidente da Atricon; e o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, presidente do TCM-GO. A sugestão dos nomes foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho de Presidentes dos TCs.
O presidente do Conselho de Presidentes dos TCs, conselheiro Luiz Antonio Guaraná, que também preside o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), destacou a relevância dos homenageados e afirmou: “Foram escolhidas pessoas que compreendem a importância do Sistema de Contas trabalhar de forma conjunta. Bruno Dantas, Edilson de Sousa Silva e Joaquim Alves de Castro Neto têm sido incansáveis no seu trabalho de fortalecimento do Sistema de Contas.”
A Comenda Thiers Montebello, a mais importante honraria concedida pelo CNPTC, foi instituída em 2022, com o objetivo de homenagear personalidades que, em suas atividades, conferiram relevância e expressiva contribuição para o fortalecimento do Sistema dos Tribunais de Contas, reconhecendo sua importância no contexto das instituições republicanas.
A premiação consiste no reconhecimento público, com a entrega de uma medalha e um diploma de menção honrosa aos agraciados. A comenda é conferida a pessoas, autoridades ou entidades que, por meio de ações sociais relevantes e de interesse da coletividade, tenham impacto no aprimoramento da gestão dos entes, órgãos e entidades jurisdicionados aos Tribunais de Contas.