O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná, e o Secretário-Geral, Conselheiro Michel Houat Harb, participaram, nesta quinta-feira, dia 15, da abertura do V Encontro Nacional de Tecnologia da Informação dos Tribunais de Contas, que acontece em Recife até amanhã, dia 16, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil/Pernambuco (OAB/PE).
O Instituto Rui Barbosa e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco promovem o encontro, com o apoio do CNPTC, da Atricon, da Abracom e da OAB/PE, dirigido aos servidores dos Tribunais de Contas, em especial os que atuam em tecnologia da informação (TI).
O presidente do CNPTC, Luiz Antonio Guaraná, destacou a importância do evento, já que todo o sistema tribunais de contas se beneficia com a troca de informações sobre as experiências de cada tribunal. “A tecnologia da informação, bem aplicada, permite ao Sistema Tribunais de Contas atuar de forma muito mais efetiva, auxiliando o gestor público com técnicas de gestão a entregar à população políticas públicas de maior qualidade e amplitude, além de impedir fraudes, irregularidades e desperdício”, afirmou.
Segundo Guaraná, o ser humano tem necessidade de mudanças. “Lembro do tempo em que TI era chamada de ‘processamento de dados’, que julgo mais adequado, pois chamar de inteligência não é apropriado. A ‘Inteligência Artificial’ nada mais é do que a soma das inteligências humanas, com grande capacidade de processamento de dados, que passa, então, a ser comparada à inteligência humana”, constatou.
Ele destacou também a legitimidade dos tribunais de contas para influenciar nas políticas públicas, em virtude da composição de seus membros, sobretudo daqueles provenientes do Legislativo, que têm representatividade popular, e da área técnica, com capacidade intelectual única. “Com todo esse capital de que dispomos, precisamos processar esses dados e transformá-los em elementos que irão aprimorar o trabalho dos gestores públicos, para que sejam entregues à população as melhores políticas públicas, que atendam com eficiência às suas necessidades”, finalizou.
O evento conta com a participação de representantes de todos os Tribunais de Contas do Brasil, com o objetivo promover um espaço de compartilhamento de soluções e boas práticas de TI entre os Tribunais de Contas, com debates sobre inovação e transformação digital, alinhadas a práticas de Governança de TI e Segurança da Informação.
Coordenado pelo Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas do Brasil do IRB, o V Encontro terá quatro mesas temáticas que vão discutir Inovação, Governança de TI, Segurança da Informação e Soluções de Gestão Processual. Entre os debatedores estão o professor da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Vieira de Araújo; os diretores de Tecnologia da Informação, Fábio Xavier (TCE-SP) e Licardino Pires (TCE-GO) e Ed Wilson (TCE-PB); os auditores de Controle Externo do TCM-GO, Robson Cardoso Vieira e Henriques Moreira Turibio, e do TCE-PR, Evaldo Luís Moreno Silva; e o supervisor de inovação do Departamento de Computação da UFRPE, George Valença; entre outros especialistas e representantes de TCs de todo o país.