Presidente do CNPTC destaca atuação dos auditores nos Tribunais: “São o nosso coração”

“O coração do sistema tribunais de contas está aqui”. Foi assim que o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná (TCMRio) começou seu discurso, na cerimônia de abertura do 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo (CONACON), nesta terça-feira, 27/08, em Goiânia. O presidente do CNPTC foi a primeira autoridade a discursar e enalteceu o trabalho das auditoras e dos auditores de controle externo de todo o país.

“Se não é por aqui que os nossos processos começam, é com essa gente qualificada e preparada, com grande espírito público, que todos os processos do sistema tribunais de contas engordam, ganham corpo e consistência, antes de irem para a análise de procuradores, relatores e dos Conselheiros nos plenários”, prosseguiu ele. “Esse é o coração de um corpo só, todos representamos um sistema só, vital para a vida em sociedade”, destacou o presidente Guaraná. E completou lembrando que veio da área política e que, “ao chegar ao tribunal busquei técnicos da melhor qualificação para me ajudarem e para aprender com eles essa nova missão em minha vida”, finalizou, enfatizando que falava não apenas em nome dele, presidente do Conselho e do TCMRio, mas também dos presidentes dos outros 32 tribunais que compõem o CNPTC. Veja no vídeo abaixo o discurso do presidente Luiz Antonio Guaraná.

 

O 7º CONACON é um congresso anual, organizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), em parceria com as entidades associativas afiliadas e os auditores de controle externo filiados distribuídos pelos 33 Tribunais de Contas do Brasil. Ele tem por objetivo reunir auditores de controle externo de todo país, autoridades e especialistas do setor público, acadêmicos e membros da sociedade civil para promover um diálogo abrangente sobre os aspectos administrativos, legais e constitucionais relevantes no tocante às competências, à organização e ao funcionamento dos Tribunais de Contas brasileiros. A atual edição, que vai até o próximo dia 30, no Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, tem como tema central “Auditoria de Controle Externo, novas tecnologias e desafios da contemporaneidade”.

Diversas outras autoridades do Sistema Tribunais de Contas estiveram presentes à cerimônia de abertura, tais como o presidente do TCE-GO, conselheiro Saulo Marques Mesquita, o presidente do TCMGO, Joaquim Alves de Castro Neto, a presidente da Audicon, Milene Dias da Cunha (TCE/PA), e o presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), que em seu discurso, ressaltou que auditoras e auditores são essenciais para a existência dos tribunais de contas. “São as senhoras e os senhores que têm o primeiro contato com o ato a ser auditado”, ressaltou.

Já o presidente da ANTC, auditor Ismar Viana (TCE-SE), muito aplaudido pela plateia, destacou o sentimento de esperança de que o Sistema de Controle Externo seja plenamente regular e atenda aos fins a que todos esperam. “Essa esperança nos move, nos alimenta, transforma as dores dos embates, cansaços e desgastes no antídoto do medo. Isso leva a gente a ser destemido e a atuar em cada tribunal de contas em busca dessa almejada regularidade”, discursou. Ele disse ainda que “isso nos traz o senso de pertencimento, no sentido de defender as prerrogativas institucionais dos 33 tribunais e de seus membros, e no sentido de cuidar dessa imagem reputacional, para que a sociedade enxergue os tribunais de contas da forma como eles são”, completou.

Skip to content