CNPTC marca presença no 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos TCs

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) promove, até amanhã, dia 02/08, o 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife, em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Instituto Rui Barbosa (IRB). O encontro tem a finalidade de promover o debate acerca do uso da Inteligência Artificial nos Tribunais de Contas, além de apresentar os progressos recentes em tecnologia nos TCs, e reúne participantes de todos os tribunais de contas do Brasil.

O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antonio Guaraná (TCMRio), ressaltou, ao discursar na abertura do evento, a importância do Encontro. “Não há um tema mais adequado e oportuno. O sistema aproveita as iniciativas e tecnologias que vão sendo desenvolvidas pontualmente por cada um dos tribunais de contas do Brasil, e quanto mais essas ações forem integradas, mais se avança, aproveitando as ‘inteligências naturais’ de cada um do nosso sistema. Tenho certeza de que esse encontro será excelente, e agradeço a todos os organizadores, na figura do conselheiro Carlos Neves (TCE-PE), que liderou esse processo e pela iniciativa de realizar um evento tão importante para o sistema”, destacou Guaraná.

Além de palestrantes convidados, como o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, os professores da Universidade de São Paulo, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, o engenheiro de software da Google, Alex Vidotto, entre outros, o evento conta com a presença maciça de representantes dos tribunais de contas de todo o país, além do presidente da Atricon, Edilson Silva, do IRB, Edilberto Pontes, e da Abracom, Thiers Montebello.

A programação será composta por palestras e painéis. ‘Diagnóstico sobre a algoritmização das decisões judiciais com IA-GEN’, ‘Inteligência Artificial Generativa Ativa e a Efetiva Transformação Digital do Controle Externo’ e ‘Desafios de Governança de IA para Tribunais de Contas’ são alguns dos temas abordados.

Skip to content