O presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Luiz Antonio Guaraná (TCMRio), e o o Secretário-Geral do CNPTC, Conselheiro Michel Houat Harb (TCE-AP), estiveram em Porto Alegre, no último dia 14 de dezembro, e acompanharam de perto a posse do novo presidente do TCE do Rio Grande do Sul, Conselheiro Marco Peixoto, para o biênio 2024/2025. Os conselheiros Thiago Kwiatkowski Ribeiro, vice-presidente do TCMRio e eleito vice-presidente de Políticas Institucionais da Abracom para o próximo biênio, e David Carlos Pereira Neto, da Corte de Contas carioca, também marcaram presença e, juntos, cumprimentaram o novo presidente do TCE gaúcho pela posse. (foto acima)
O conselheiro-presidente Marco Peixoto foi eleito no dia 25 de outubro e volta a presidir o TCE-RS – a primeira gestão dele foi em 2015/2016. A solenidade, no Auditório Romildo Bolzan, no prédio sede do Tribunal, também marcou as posses do conselheiro Iradir Pietroski, como vice-presidente; do conselheiro Renato Azeredo, como 2º vice-presidente; do conselheiro Alexandre Postal, como corregedor-geral, e do conselheiro Cezar Miola que comandará a Ouvidoria. A 1ª e a 2ª Câmaras do TCE-RS serão presididas pelos conselheiros Estilac Xavier e Edson Brum, respectivamente.
A cerimônia contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de deputados estaduais, de prefeitos, vereadores, do Presidente do Secretariado Permanente de Tribunais de Contas, Órgãos e Organismos Públicos de Controle Externo da República da Argentina, Sergio Tomás Oste, representantes do Sistema Tribunais de Contas, entre outras autoridades.
NOVO PRESIDENTE NO TCE-ES
No mesmo dia, em Vitória, o Conselheiro Domingos Taufner tomou posse como novo presidente do TCE do Espírito Santo, eleito para o biênio 2024/2025. Ele, que já ocupou o cargo no biênio 2014/2015, foi reconduzido à presidência em sessão solene realizada no auditório José Luiz Gobbi do TCE-ES, em Vitória. Além do Conselheiro Domingos Taufner, também foram eleitos para a Mesa Diretora, na sessão do último dia 31 de outubro, os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente; Sergio Aboudib, corregedor; e Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas.
A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades do Estado, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fábio Clem, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Luciana Andrade, e o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, entre outras.