Ações das entidades de controle externo: avanços e perspectivas

A Atricon, a Abracom, o CNPTC e o IRB, entidades do Sistema de Controle Externo, apresentaram no II congresso dos Tribunais de Contas as ações desenvolvidas nos últimos dois anos. A Agenda do Controle Externo foi, inicialmente, exibida em vídeos, com o panorama das atividades, a repercussão na mídia e projetos das instituições.

Na segunda parte do painel, mediado pelo jornalista Marco Sabino, os participantes ouviram dos dirigentes das entidades o balanço de cada gestão e os projetos para 2022.

Participaram o presidente da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, o presidente da Audicon, Marcos Bemquerer Costa, o vice-presidente do IRB, Sebastião Helvecio Ramos de Castro, o presidente do CNPTC, Joaquim de Castro, e o conselheiro Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto.

O presidente Joaquim de Castro ressaltou: “as atividades desempenhadas pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, em 2020 e 2021, só foi possível pela dedicação dos presidentes de tribunais e entidades, conselheiros, auditores, assessores e demais componentes de entidades integrantes do Sistema de Controle Externo, servidores que dedicaram seu conhecimento e tempo para que alcançássemos os nossos objetivos.”

Para ele, o CNPTC tem trabalhado com afinco para prestar aos tribunais membros um serviço de qualidade, ao lado das entidades que integram o Sistema, ATRICON, IRB, ABRACOM, AUDICON, ANTC, AMPCON e CNPGC. “Compreendemos que a harmonia entre essas entidades é fundamental para que alcancemos o ideal de qualidade, de transparência, independência e autonomia dos nossos Tribunais”, frisou.

O presidente destacou ainda que, durante a pandemia, o CNPTC realizou projetos que resultaram em orientações valiosas para todo o Sistema, com reflexos fundamentais para melhorar a vida dos cidadãos.

Acesse aqui as ações do CNPTC para o fortalecimento do Controle Externo.

 

 

Skip to content